EXTRA ECCLESIAM NULLA SALUS

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Igreja ou convocação do povo de Deus




Das Catequeses de São Cirilo de Jerusalém, bispo
(Cat. 18,23-25: PG33,1043-1047)
(Séc.IV)

Igreja ou convocação do povo de Deus

          Católica ou universal chama-se a Igreja, porque se espalhou de um extremo a outro de todo o orbe da terra. Porque ensina universalmente e sem falha todos os artigos da fé que os homens precisam conhecer, seja sobre as coisas visíveis ou as invisíveis, seja as celestes ou as terrestres. Porque reúne no verdadeiro culto o gênero humano inteiro, autoridades e súditos, doutos e ignorantes. Enfim, porque cura e sana em todo o universo qualquer espécie de pecados cometidos pela alma e pelo corpo. Porque ela possui tudo, toda virtude, seja qual for o nome que se lhe dê, nas ações e nas palavras, bem como toda a variedade dos dons espirituais.

        Igreja, isto é, convocação: nome bem apropriado porque convoca a todos e os reúne, como o Senhor diz no Levítico (8, 3): Convoca toda a congregação diante da porta do tabernáculo do testemunho. É de notar a palavra convoca, usada aqui pela primeira vez nas Escrituras, na ocasião em que o Senhor estabeleceu Aarão como sumo sacerdote. No Deuteronômio (31, 12) Deus diz a Moisés: Convoca para junto de mim o povo para que me escutem e aprendam a temer-me. Há outra menção da Eclésia*, quando se fala das tábuas da Lei (Deuteronômio 9, 10): Nelas estavam escritas todas as palavras que o Senhor vos falou no monte, do meio do fogo, no dia da ‘Eclésia‘, isto é, convocação; como se dissesse mais claramente: No dia em que, chamados pelo Senhor, vos congregastes. O Salmista também diz: Eu te confessarei, Senhor, na grande ‘Eclésia’, no meio do povo numeroso te louvarei.

     Já antes o salmista cantara (Salmos 67, 27): Na ‘Eclésia’, bendizei o Senhor Deus, das fontes de IsraelO Salvador edificou com os gentios a segunda, a nossa Santa Igreja dos cristãos, da qual dissera a Pedro (Mateus 16, 18): E sobre esta pedra edificarei a minha Igreja e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.

       Rejeitada a primeira, a da Judéia, de ora em diante multiplicam-se as Igrejas de Cristo, aquelas de que se fala nos salmos (149, 1): Cantai ao Senhor um cântico novo, seu louvor na ‘eclésia’ dos santos. De acordo com isto diz o Profeta aos judeus (Malaquias 1, 10-11): Meu afeto não está em vós, diz o Senhor e acrescenta logo: Por isso, do nascer do sol até o ocaso, meu nome é glorificado entre os povos. Desta mesma santa e católica Igreja escreve Paulo a Timóteo (1 Timóteo 3, 15): Para que saibas como comportar-te na casa de Deus, a Igreja do Deus vivo, coluna e sustentáculo da verdade.

Nota (*): Eclésia é palavra de origem grega que significava "convocação ou chamados para fora". Este termo gerou a palavra portuguesa "igreja".

Cardeal Cañizares: É recomendável comungar na boca e de joelhos

Cardeal Antonio Cañizares Llovera
REDAÇÃO CENTRAL, 27 Jul. 11 / 01:27 pm (ACI/EWTN Noticias)

Em entrevista concedida à agência ACI Prensa, o Prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos no Vaticano, Cardeal Antonio Cañizares Llovera, assinalou que é recomendável que os católicos comunguem na boca e de joelhos.

Assim indicou o Cardeal espanhol que serve na Santa Sé como máximo responsável, depois do Papa, pela liturgia e os sacramentos na Igreja Católica, ao responder se considerava recomendável que os fiéis comunguem ou não na mão.

A resposta do Cardeal foi breve e singela: "é recomendável que os fiéis comunguem na boca e de joelhos".

Do mesmo modo, ao responder à pergunta da ACI Prensa sobre o costume promovido pelo Papa Bento XVI de fazer que os fiéis que recebam dele a Eucaristia o façam na boca e de joelhos, o Cardeal Cañizares disse que isso se deve "ao sentido que deve ter a comunhão, que é de adoração, de reconhecimento de Deus".

"Trata-se simplesmente de saber que estamos diante de Deus mesmo e que Ele veio a nós e que nós não o merecemos", afirmou.

O Cardeal disse também que comungar desta forma "é o sinal de adoração que necessitamos recuperar. Eu acredito que seja necessário para toda a Igreja que a comunhão se faça de joelhos".

"De fato –acrescentou– se se comunga de pé, é preciso fazer genuflexão, ou fazer uma inclinação profunda, coisa que não se faz".

O Prefeito vaticano disse ademais que "se trivializarmos a comunhão, trivializamos tudo, e não podemos perder um momento tão importante como é o de comungar, como é o de reconhecer a presença real de Cristo ali presente, do Deus que é amor dos amores como cantamos em uma canção espanhola".

Ao ser consultado pela ACI Prensa sobre os abusos litúrgicos em que incorrem alguns atualmente, o Cardeal disse que é necessário "corrigi-los, sobre tudo mediante uma boa formação: formação dos seminaristas, formação dos sacerdotes, formação dos catequistas, formação de todos os fiéis cristãos".

Esta formação, explicou, deve fazer que "celebre-se bem, para que se celebre conforme às exigências e dignidade da celebração, conforme às normas da Igreja, que é a única maneira que temos de celebrar autenticamente a Eucaristia".

Finalmente o Cardeal Cañizares disse à agência ACI Prensa que nesta tarefa de formação para celebrar bem a liturgia e corrigir os abusos, "os bispos têm uma responsabilidade muito particular, e não podemos deixar de cumpri-la, porque tudo o que façamos para que a Eucaristia se celebre bem será fazer que na Eucaristia se participe bem".

terça-feira, 19 de julho de 2011

São Tomás sobre a árvore do conhecimento do bem e do mal



A ÁRVORE DO CONHECIMENTO DO BEM E DO MAL

Este estado [de justiça original] desfrutado pelo homem dependia da submissão da vontade humana a Deus. Como o homem estava, desde o princípio, habituado a seguir a vontade de Deus, Deus colocara alguns preceitos sobre ele. Ao homem era permitido comer de todas as árvores no Paraíso, com uma exceção: era-lhe proibido, sob pena de morte, comer da árvore do conhecimento do bem e do mal. Era proibido comer do fruto desta árvore, não porque ela era má em si mesma, mas porque, pelo menos nesta pequena matéria, o homem devia ter algum preceito a observar pela única razão de que isso fora comandado por Deus. Logo, comer o fruto dessa árvore era mal por que era proibido. A árvore era chamada de "a árvore do conhecimento do bem e do mal", não porque ela tinha poder de causar o conhecimento, mas por causa do efeito: ao comer dessa árvore, o homem aprendeu pela experiência a diferença entre o bem da obediência e o mal da desobediência.

COMPENDIUM THEOLOGIAE, Cap. 188.

Tradução: William Bottazzini

domingo, 10 de julho de 2011

Mesma fé?

Os movimentos ecumênicos insistem em dizer que católicos e protestantes creem no mesmo Deus e possuem a mesma fé. Será mesmo? Vejamos...

DEUS CATÓLICO: 
"Com efeito, de tal modo Deus amou o mundo, que lhe deu seu Filho único, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna" (Jo 3, 16).



deus protestante (Faça o seu pedido!)

IGREJA CATÓLICA


igreja protestante (desculpe leitor protestante se eu não coloquei uma foto da sua aqui, sabe como é, né?)

Arte Católica



arte protestante
(Bastante abstrato, afinal, eles não são contra imagens?)

Intelectuais Católicos

Tomás de Aquino

Agostinho de Hipona

Intelectuais Protestantes

Valdemiro Santiago

Celebração Católica

Celebração Protestante

Bíblia Católica (Com todos os livros!)

Bíblia protestante (mais enxuta, para quem quer menos regras ...chique, não?)
Agora é que vem o mais importante...

FUNDADOR DA IGREJA CATÓLICA

Qual outra seita tem Cristo como fundador?

Meu objetivo aqui não é ofender a ninguém pessoalmente, mas contribuir para que aqueles que estão no erro do protestantismo se convertam.

Caros protestantes, vamos refletir:

Quando (felizmente!) o protestantismo não existia, quem evangelizou o mundo e continua a evangelizar?
Quando (felizmente!) o protestantismo não existia, quem criou as universidades?
Quando (felizmente!) o protestantismo não existia, quem guardou o patrimônio da humanidade legado pelos antigos?
Quando (felizmente!) o protestantismo não existia, quem compilou a Bíblia?
Quando (felizmente!) o protestantismo não existia, de onde eram os mártires que deram a vida por Cristo para que a Fé chegasse até nós?

Afinal, se a Reforma Protestante foi algo tão louvável e o heresiarca Lutero foi um herói, por qual motivo quase não há luteranos? É muita incoerência defender Lutero e seguir outra denominação...Ah! Outra coisa...de onde é que Lutero aprendeu sobre Cristo, a Bíblia etc etc...? Será que o aluno sabia mais que a mestra que na época tinha mais de 1500 anos de vida?

É triste, mas católicos e protestantes não têm a mesma fé e nem creem no mesmo Deus. 

Para nós católicos, Deus se fez carne, morreu, ressuscitou e Se dá na Eucaristia. Ele guia a Sua Igreja há dois mil anos.

Para os protestantes, Deus é um sentimento, uma emoção. E Ele teria permitido séculos e séculos de erros para começar a dar assistência aos verdadeiros cristãos apenas no século XVI (ou depois). E Ele inspira "verdades" contraditórias o tempo todo, fazendo com que brotem aqui e acolá seitas de todos os naipes e para todos os gostos. A fé protestante muda...ela não tem dois mil anos...

Todo protestante acredita que já está salvo...Mas, como ir para o céu e lá encontrar um "irmão" que pensa completamente diferente de mim em matéria de fé? Como duas doutrinas contraditórias podem levar á salvação eterna? 

Então no céu reinará a confusão, pois lá estarão os que batizam crianças, e os que não batizam. Os que guardam o sábado, e os que guardam o domingo. Os que creem que Cristo é Deus e os que não creem. Os que obedecem a prescrições de vestimenta e os que não o fazem. Os que renegam qualquer tipo de imagem, e os que aceitam-nas.

A não ser que o céu seja um "loteamento". Só não haverá católicos! Haverá setor dos batistas, dos luteranos, dos congregacionalistas, dos presbiterianos, dos adventistas, e...etc etc etc etc etc etc etc (ufa, haja setores!). Claro que deverá haver ainda os sub-lotes, já que há batistas bíblicos, batistas pentecostais, batistas tradicionais, batistas renovados etc etc etc (lá se vão mais alguns etc's).  Outro ponto, os lotes devem ser bem separados...porque, caso contrário, o céu acabará por se tornar um inferno com cada um querendo impor a sua doutrina e a sua "igreja".

No céu não haverá confusão...haverá unidade. Todos os que lá estiverem devem ter a mesma fé. E esta fé tem que ter dois mil anos, caso contrário Deus seria o responsável de que gerações inteiras, mesmo depois da Revelação de Cristo, se perdessem...o que é absurdo!

Você, protestante, procure saber em que ano surgiu a doutrina que você segue. Se ela surgiu em qualquer época após Cristo (e certamente surgiu!)...lamento, mas você está errado.

Que Deus abençoe a Nossa Pátria que já foi Terra de Santa Cruz! Nosso país tem vocação católica! Que aqueles que se afastaram da verdadeira Igreja possam, tal qual o filho pródigo, voltar ao seio da mesma Igreja.

Que Deus nos livre do protestantismo!

Fiquemos com Deus,

William