EXTRA ECCLESIAM NULLA SALUS

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Estamos prontos?

Beato Miguel Pro: Rogai por nós!


Mais um ano se vai...

É comum nesta época refletirmos acerca do que ficou para trás e planejarmos nosso ano vindouro.

As preocupações temporais são muitas.

Não que elas não sejam importantes. Não é isso. Apenas acontece que, embora devamos ser prudentes quanto às coisas do mundo, devemos ser ainda mais prudentes quanto às coisas divinas, às coisas eternas.

Neste momento, avaliamos nossa vida profissional e o quanto acumulamos (ou perdemos) em bens. Fazemos um balanço e planejamos o novo ano.

Mas, como foi a nossa vida de oração? Nos últimos trezentos e sessenta e cinco dias, quantas pedras preciosas coloquei no manto de Nossa Senhora através da oração do Rosário? Talvez a resposta possa nos chocar...

Entretanto, eis que Cristo tudo faz novo! Eis um grande momento para planejarmos o nosso acúmulo de tesouros no céu! Aproveitemo-lo! Planejemos nossa vida de oração.

Também avaliamos e planejamos nossa vida acadêmica. Quais cursos em quais universidades farei? O que estudei que "incrementou" meu curriculum? O que há ainda por estudar?

No entanto, ficamos sem respostas para perguntas como: que coisas estudei e planejo estudar que fundamentam a minha fé?

Com nossa boca declaramos o nosso amor a Cristo e à Santa Igreja. Mas, como amar o que não conhecemos?

Eis diante de nossos olhos uma grande oportunidade para planejarmos nossos estudos bíblicos, catequéticos, dos documentos da Igreja e das vidas dos santos. Estejamos sempre atentos, pois, como alerta São Pedro:
(...) o diabo, vosso adversário, anda em derredor, rugindo como leão, buscando a quem possa tragar. (I Pd 5, 8)
Ó Deus, ensinai-nos a ser sempre vigilantes e não permitais que caiamos nas mentiras das falsas religiões e das seitas! Fortalecei o nosso entendimento acerca da Vossa verdade!

Neste adormercer perpétuo do ano que passa, repensamos as viagens que fizemos e quais ainda queremos fazer. Dispomo-nos a gastar muito de nosso tempo e dinheiro para conhecermos diversos lugares.

Contudo, como foi e como será minha vida na Igreja? Quantas vezes murmurei enquanto me dirigia à Missa e fui apenas para "cumprir o preceito"? Será que nos esqueçemos, muitas vezes, que quando participamos do Santo Sacrifício, temos a sacratíssima oportunidade de sentirmos e vermos Nosso Salvador presente em corpo, sangue, alma e divindade na Hóstia?

Contudo, glória a Deus, pois Ele nos concedeu um ano a mais em nossa existência para nos redimirmos de nossos pecados e omissões! Planejemos uma vida eclesial mais ativa para este novo ano e cantemos com Davi, no salmo 121:
Que alegria quando ouvi que me disseram: “Vamos à casa do Senhor”
A imagem que abre este post é do beato Miguel Pro, martirizado pelo governo anticatólico do México no início do século XX. Em suas mãos, estendidas em forma de cruz, segurava um terço e um crucifixo: dois elementos essenciais para a nossa Fé.

Instantes depois desta foto, Pro foi alvejado pelas balas de seus algozes.

A coragem do mártir!

Que o Senhor sempre nos conceda esta coragem para darmos a vida pela Fé! Mas isso apenas é possível se tivermos plena convicção dela e se ela estiver firmemente alicerçada na Cruz e no Rosário, caso contrário, claudicaremos.

E para que nossa Fé seja inabalável, precisamos cultivá-la, não apenas no ano que está entrando, mas pelo resto de nossas vidas.

Será que, em nossos dias, ainda há perseguições e martírios? Sem dúvida! Mas, além do martírio físico, ainda há o martírio moral. Este martírio procura desacreditar o indivíduo que se recusa a abrir mão da Fé, que é eterna, para abraçar "modinhas", que são tão evanescentes quanto as nuvens. 

Sobre isso, disse o Papa Bento XVI, quando visitava a Inglaterra em setembro deste ano:
Na nossa época, o preço que deve ser pago pela fidelidade ao Evangelho já não é ser enforcado, afogado e esquartejado, mas muitas vezes significa ser indicado como irrelevante, ridicularizado ou ser motivo de paródia. E contudo a Igreja não se pode eximir do dever de proclamar Cristo e o seu Evangelho como verdade salvífica, fonte da nossa felicidade última como indivíduos, e como fundamento de uma sociedade justa e humana.
Será que estamos prontos a abrir mão de tudo o que for necessário para jamais negarmos o Evangelho?

Que cada um analise a própria consciência.

Peçamos a Deus que nos conceda a graça e a honra de tudo padecer pelo nome d'Ele e pela Igreja, sem jamais fraquejarmos!

Que os santos mártires intercedam por nós para que nossa coragem não seja abalada!

Sejamos soldados, cruzados, dispostos a tudo por Cristo e pela Igreja.

Planejemos, neste ano que está chegando, o fortalecimento de nossa Fé.

Feliz Ano Novo a todos vocês e estejam sempre prontos para combater por Cristo, pela Igreja e pelo Papa!

Pax Domini Sit Semper Vobiscum!

William

Nenhum comentário:

Postar um comentário