EXTRA ECCLESIAM NULLA SALUS

terça-feira, 21 de junho de 2011

Fé e Obras



Será que há oposição entre   São Tiago e São Paulo  no tocante à fé e as às obras? Cf. Tg 2,24 e Ef 2, 8-10.

Não há oposição. São Paulo fala da entrada na amizade de Deus, fundamental para a salvação, que é gratuita, ou seja, não pode ser comprada com obras. Ninguém pode dizer: "Deus me ama porque eu fiz isso e aquilo!". 

São Tiago, por sua vez, trata da permanência na amizade de Deus, que também é essencial para a salvação, e que é demonstrada através das boas obras. Conforme nos ensina o próprio Jesus: "Se me amais, guardareis os meus mandamentos" (Jo 14, 15). Guardar os mandamentos é a prova que damos de que amamos verdadeiramente a Deus e de que queremos estar com Ele eternamente, ou seja, de que queremos ser salvos. Não adianta nada falar que tem fé, que ama a Deus e cometer  todo o tipo de torpezas com a consciência tranquila. As atitudes de desobediência e a falta de arrependimento mostrarão que nem o amor nem a fé são sinceros. 

Mas, mesmo sem praticar nenhuma obra e com inúmeros pecados, Deus nos ama e nos chama para Ele. Cabe a nós respondermos a esse chamado, arrependendo-nos de nossos pecados, aceitando a graça de Deus e praticando boas obras.

É por isso que não há discordância entre São Tiago e São Paulo quando tratam de Abraão. Cf. Tg 2, 23; Rm 4,3; Gl 3,6 e Gn 15,6.

Nem Tiago nem Paulo consideram a fé de Abraão como uma obra. Em ambos, Abraão foi justificado pela fé, quando não havia ainda a Lei e, destarte, não podia apresentar a Deus nenhuma obra. Abraão não “comprou” a amizade de Deus com obras. Pois, mais uma vez, ninguém pode comprar o amor de Deus.

São Paulo ainda apresenta Abraão como pai de todos os que creem em Rm 4, 1s. 

Abraão respondeu positivamente ao chamado de Deus e entrou em amizade com Ele mesmo antes da Lei, ou seja, não possuía as obras da Lei para poder justificar a graça recebida de Deus. Assim, todos os que crêem, ou seja, todos os que dizem “sim” a Deus, agem como Abraão. E esta resposta positiva deve ser traduzida pelas obras.


Fiquemos com Deus,


William

Nenhum comentário:

Postar um comentário