EXTRA ECCLESIAM NULLA SALUS

domingo, 19 de fevereiro de 2012

Dawkins em "Macacos me mordam!"

Segue, abaixo, artigo que nos informa mais uma derrota (humilhante!) sofrida por Dawkins em um debate sobre religião (será que ele não se cansa?).


Richard Dawkins choca-se com Giles Fraser na Radio 4 sobre enquete ateia.

Richard Dawkins foi tachado de “constrangimento para o ateísmo” após se bater de frente com um sacerdote em um debate na BBC Radio 4.

O autor de “Deus, um delírio” não pôde lembrar-se do título completo da obra “A origem das espécies” de Darwin, durante uma discussão com Giles Fraser, ex-chanceler canônico da Catedral de São Paulo, acerca de uma enquete conduzida pela Fundação Richard Dawkins para a Razão e a Ciência (Reino Unido). Esta enquete mostrou que auto-identificados cristãos não iam à igreja ou liam a Bíblia.

Dawkins afirmou que um “assombroso número não era capaz de identificar o primeiro livro no Novo Testamento.” Mas a sua alegação de que isso indicava que os auto-identificados cristãos “não eram nem um pouco cristãos de verdade” foi colocada em cheque por Fraser, que disse que a enquete fazia “perguntinhas bobas” para “pegar” as pessoas.

Giles Fraser: Richard, se eu lhe perguntasse qual é o título completo do “A origem das espécies”, estou certo de que você poderia dizê-lo.

Richard Dawkins: Sim, poderia.

Giles Fraser: Então, vá em frente.

Richard Dawkins: Sobre a origem das espécies...Uh. Como, ó Deus! A origem das espécies. Há um subtítulo com relação à preservação das raças favorecidas na luta pela vida.

Giles Fraser: Você é o grande papa do darwinismo...Se você fizesse esta pergunta às pessoas que acreditassem na evolução e você retornasse e dissesse que 2% acertaram, para mim seria terrivelmente fácil avançar “então, no fim das contas, eles não acreditam nisso”. Simplesmente não é justo fazer esse tipo de perguntas às pessoas. Elas se auto-identificam como cristãs e eu acho que você deveria respeitar isso.

Fraser alertou contra as “guerras culturais” na Bretanha que “macaqueiam a maldade” da América.


Este intercâmbio fez com que o nome de Dawkins se tornasse a bola da vez no Twitter, com críticas feitas a ele até mesmo por autoproclamados ateístas.

Tradução: William Bottazzini

Nenhum comentário:

Postar um comentário