EXTRA ECCLESIAM NULLA SALUS

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Foi Beatificado um mártir da Revolução Francesa



O padre Pierre-Adrien Toulorge (1757-93), um sacerdote norbertino martirizado durante a Revolução Francesa, foi beatificado no dia 19 de abril na catedral de Coutances, França. O cardeal Angelo Amato, prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, presidiu à beatificação, que foi presenciada por 1.500 fiéis e milhares de sacerdotes e religiosos.

Quando o padre Toulorge foi sentenciado à morte, uma freira que fora presa com ele chorava, e acabou, pois, por levar esta reprimenda do sacerdote:

“Madame, as lágrimas que estais vertendo são indignas de vós e de mim. O que as pessoas do mundo diriam se soubessem que, tendo renunciado ao mundo, temos dificuldade em deixá-lo? Se abominarmos a morte, daremos aos filhos deste país um mau exemplo, e talvez vossa falta de coragem feche a porta da salvação para muitas almas que porventura encontrarem-se na mesma situação. Ensinemos a elas, através de nossa constância, o que devem fazer. Mostremos-lhes  que a fé é vitoriosa sobre a tortura, e abramos um caminho para o céu por entre os esforços finais do inferno”.

Traduzido por William Bottazini


Belas palavras!

Padre Pierre-Adrien Toulorge, rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário