EXTRA ECCLESIAM NULLA SALUS

domingo, 13 de dezembro de 2015

Da obra "Philosophiae Cursus" de Marino de Boylesve - §2

§2. Divisão da Filosofia

Ao filósofo compete dar conta de três coisas:

Iº. Deve investigar se e como a razão humana pode conhecer a verdade; e isso se faz na lógica

IIº. A própria verdade deve ser não só investigada, como também demonstrada. Assim:

1º) Devem-se desenvolver os elementos universais e os primeiros princípios de toda verdade que se queira demonstrar; mas porque a primeira coisa que se manifesta ao intelecto é o ente, dele tratamos na ontologia, que também pode ser chamada de metafísica universal. A metafísica, porém, consideradas as coisas sob o aspecto pelo qual se apresentam - aspecto este que se encontra certamente acima dos sentidos, mas não acima da razão - se distingue simultaneamente da física e da teologia sobrenatural, uma vez que esta trata das verdades recebidas por revelação divina, ao passo que aquela, das coisas percebidas pela experiência dos sentidos. Portanto, o objeto da teologia é a verdade sobrenatural; o da física, a natureza meramente sensível; e o da metafísica, o ente meramente inteligível, sim, mas passível de ser conhecido pela razão natural.

2º) Mas as coisas que a razão humana pode conhecer por si mesma - pressupondo-se a experiência dos sentidos e confirmando-as a tradição humana - são: 1º o mundo sensível, inteligível pela razão; 2º a própria alma humana; 3º Deus. Assim, há três partes especiais nas quais se divide a metafísica: 1º cosmologia, que trata do mundo sensível; 2º psicologia, que trata da alma humana; 3º teologia, que discursa acerca de Deus. 

IIIº. Destarte, demonstradas essas coisas, resta investigar e determinar a razão pela qual todas as coisas se ordenam com o primeiro princípio e o fim último de todas elas, ou seja, Deus. Assim, porque nele se encontra a sabedoria para que as coisas sejam consideradas em sua causa mais elevada, é escopo da filosofia que se determine a relação pela qual o homem e o mundo - através dos costumes e de certos direitos naturais e essenciais - se religam a Deus. Isso nos é apresentado por aquela parte da filosofia que é chamada de ética ou moral, sem a qual todo o restante da filosofia deveria ser considerado como especulação ociosa e praticamente estéril. 

Assim, eis a divisão de toda a filosofia: Iº LÓGICA; IIº METAFÍSICA: 1º universal ou Ontologia. 2º especial ou (a) Cosmologia (à qual outrora pertencia a física), (b) Psicologia, (c) Teologia natural; IIIº ÉTICA ou MORAL. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário