EXTRA ECCLESIAM NULLA SALUS

segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Da obra "Philosophiae Cursus" de Marino de Boylesve - §3

§3. A definição de lógica

LÓGICA (λογος) é o método pelo qual se conhece. Por uns é considerada uma arte, mas por outros, uma ciência. E disso pode ser definida quer como a arte de raciocinar, quer como a ciência da certeza: arte, na medida em que traz as regras para discernir o verdadeiro do falso; ciência, na medida em que expõe os princípios da certeza subjetiva.
Conhecer nada mais é do que representar mentalmente a si mesmo alguma coisa ou algum objeto. E que é representar, senão tornar o objeto como que novamente presente, quer de modo sensível, pelo qual se tem a imagem; quer de modo meramente inteligível, pelo qual se tem a ideia na mente?
A mente (do latim metiri, mensum, medir, pois como que medimos as coisas através da cognição) procede no conhecimento em três graus: 1º pela ideia, pela qual apresenta a coisa a si; 2º pelo juízo, pelo qual compara duas ideias entre si; 3º pelo raciocínio, pelo qual conclui dois juízos entre si; e finalmente 4º pelo método, pelo qual alcança o conhecimento certo da verdade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário