EXTRA ECCLESIAM NULLA SALUS

domingo, 20 de maio de 2012

O que significa: “Sentou-se à destra do Pai?” – Uma resposta de Santo Agostinho


No Credo dizemos que Deus está sentado à direita (ou à destra)  de Deus Pai. Mas o que isso quer dizer? Será que Deus possui lados direito e esquerdo? Se assim for, então Ele é um ser finito. Mas isso é absurdo.

E ainda: em Atos 7, 56 Santo Estevão vê Cristo em pé à direita de Deus. Será que há contradição entre o Credo e a Bíblia? Será que a expressão à destra significa uma posição do corpo?

Deixemos o Doutor de Hipona resolver este dilema para nós em seu Discurso sobre o Símbolo para os Catecúmenos, 4.11.

Subiu ao céu. Crede. Assentou-se à destra do Pai. Crede.  Por sentar-se, entendei morar, assim como quando dizemos de um homem: “Assentou-se naquele lugar por três anos”. Também a Escritura o afirma: tal assentou-se na cidade por um determinado tempo. Quereria isso dizer que se sentou e nunca mais se levantou? Também os locais onde habitam os homens são chamados de “sedes”, e não é por isso que se fica ali sentado. Eles levantam, caminham. Não se está sentado e, todavia, tais locais são chamados de “sedes”. Assim também entendei o morar de Cristo à destra do Pai: Ele está lá. Mas não penseis: “Que está fazendo?”. Não busqueis o que não se pode encontrar. Está lá. Que isso vos baste. Ele é bem-aventurado e pela beatitude lhe compete o nome de “destra do Pai”, pelo fato de que “destra do Pai” significa exatamente felicidade. Se quiséssemos compreender isso de modo material, deveríamos dizer que se Ele está assentado à destra do Pai, o Pai estará então à esquerda.  É-nos lícito pensar que Eles se encontram assim? O Filho à destra, o Pai à esquerda? Lá tudo é destra porque não existe nenhuma infelicidade.

[Nota: a palavra sede vem do verbo latino sedere, isto é, sentar-se ou assentar-se]

Por William Bottazzini

3 comentários:

  1. Presado amigo gustei muito da explicaçao sobre estar acentado a dextra isso tem solida base na biblia.
    Gostaria de expor meu pensamento compartilhar com voce amigavelmente sobre a Igreja catolica apostolica da qual santo agostinho foi um verdadeiro catolico apostolico. Pedro e os demais apostolos foram catolicos apostolicos.
    em resumo Igreja catolica apostolica significa igreja universal dos apostolos. Ela foi a primeira Igreja Um organismo vivo no amor no partir do pao nas oraçoes e no companheirismo .
    Mas pssando se o tempo ouve mudanças e no ano 325 a Igreja se denominou surgindo assim a primeira organisaçao religiosa Igreja catolica apostolica romana e os catolicos apostolicos passaram a ser perseguidos torturados presos e mortos por nao aceitar os dogmas e credos da nova Igreja fazendo esta perseguiçoes em nome de DEus.A chamada eras negras onde foram mortos segundo a historia numerologica 68 milhoes de catolicos apostolicos que nao se dobraran mas permaneceram fieis na doutrina dos apostolos.
    Grato Chagas

    ResponderExcluir
  2. Prezado Chagas,

    Salve Maria.

    No ano 325 houve o Concílio de Niceia que se reuniu com o principal objetivo de refutar as teses heréticas de Ário que, entre outras tolices, alegava que Cristo não era Deus. Diante disso a Igreja se reuniu para condená-lo. Se você alega que o Concílio de Niceia estava errado, então você apóia os erros doutrinários de Ário. Muito antes de 325 a Igreja já: possuía bispos, padres e diáconos; defendia o primado do Bispo de Roma, a quem nós chamamos de Papa; ou seja, a Igreja verdadeira sempre foi e será Católica Apostólica e Romana.

    Essa "igreja" apostólica a qual você se refere, que, separada de Roma, havia conservado uma fé pura, nunca existiu.

    O que sempre houve na história foram heresias as mais diversas e sempre contraditórias entre si que procuravam impugnar a fé daqueles que seguem o sucessor legítimo de São Pedro.

    Santo Agostinho era Católico Apostólico e Romano, defensor do Papa, pois foi ele quem disse: "Se Roma falou, não há mais o que se discutir" - Roma locuta, causa finita. Ele foi bispo católico.

    Lembre-se, meu caro, primeiro veio a Igreja, depois surgiu a Bíblia. Não há como crer na Bíblia, sem ser católico, como já dissera Santo Agostinho: "Eu não acreditaria nos Evangelhos se a isso não me movesse a autoridade da Santa Igreja Católica".

    Que Santo Agostinho possa iluminá-lo para a verdade.

    William

    ResponderExcluir
  3. muito bom, mas devemos acreditar que nem tudo estar escrito numa linguagem,e pensamento humano sem que temos a ajuda de quem veio de lá,e que sabe tudo de lá o querido [Espírito santo] porque nem tudo é interpretado baseando em mentes humanas.porque a Bíblia apenas foi escrita com punhos de homens, mas revelada pelo o [espírito santo de Deus] OBRIGADO EV: GILBERTO C,S

    ResponderExcluir