EXTRA ECCLESIAM NULLA SALUS

domingo, 21 de novembro de 2010

Catecismo IV - Prólogo (IV- Estrutura deste Catecismo)


O estudo de hoje deverá tratar da quarta parte do Prólogo do Catecismo da Igreja Católica. Já vimos nos estudos anteriores acerca da importância do catecismo na vida da Igreja desde os tempos primitivos. Percebemos o quanto é importante um estudo sólido e sistemático dos principais pontos da fé.

Contudo, após termos aprendido que todo cristão deve estudar e compreender mais acerca de sua própria fé, estamos aptos a avançar uma nova pergunta: como estudar a fé? Qual ordem devemos seguir? Existe alguma tradição em relação aos temas a serem estudados pelos cristão?

Em seu décimo terceiro parágrafo, o Catecismo nos comunica que:
O plano deste Catecismo inspira-se na grande tradição dos catecismos que articulam a catequese cm torno de quatro "pilares": a profissão da fé batismal (Símbolo), os sacramentos da fé, a vida da fé (Mandamentos) e  a oração do crente (o Pai Nosso).
Portanto, não basta apenas apresentar as verdades da Fé, mas sim apresentá-las dentro de uma determinada ordem, para que a compreensão destas verdades fiquem claras e bem fundamentadas.

Primeiramente deve-se estudar os ítens que são proclamados no Credo (também conhecido como Símbolo dos Apóstolos, ou Símbolo Apostólico). Seguramente, muitos de nossos leitores sabem de cor o Credo, mas será que entendem o que estão dizendo quando recitam o Credo durante a Missa? Todas as explicações sobre cada termo do Credo serão dadas na primeira parte do Catecismo.

(Uma singela observação. Na Igreja primitva, os catecúmenos, por ocasião do batismo, deviam emitir a profissão de fé, a qual lhes tinha servido de base para a sua instrução. E no que consistia tal profissão? Esta continha os pontos principais da fé cristã que haviam sido transmitidos desde os tempos dos Apóstolos, por isso, Ireneu e Tertuliano a chamavam de "regra de fé" ou "regra da verdade"; mais tarde, passou-se a utilizar o nome "Símbolo", e, atualmente, também se utiliza o termo "Credo". Vemos, pois, que as verdades contidas no "Credo", nos foram transmitidas pelos apóstolos e guardadas pela Sagrada Tradição da Igreja. É este Símbolo dos Apóstolos, ao qual estamos tão acostumados, que servirá de base para todos os outros símbolos ocidentais. Vamos, ao longo de nosso estudo, aprender a reconhecer o valor e o significado de cada uma das proposíções do Credo).

Em segundo lugar, devemos ter consciência acerca dos sacramentos. Afinal, o que são os sacramentos? Quantos são? Quem os instituiu? Qual a importância deles? São eles realmente necessários? Todas as respostas acerca da vida sacramental do cristão são dadas na segunda parte do catecismo.

A seguir, estudam-se os Dez Mandamentos. Quais são os Dez Mandamentos? Será que Cristo aboliu a Antiga Lei Mosaica? Como cuidar para não infringir as Leis estatuídas pelo próprio Deus?  Deste tema ocupar-se-á a terceira parte do Catecismo.

E, por fim, analisa-se o Pai Nosso, a oração que Nosso Senhor Jesus Cristo nos ensinou. O que significa cada uma das petições feitas ao longo do Pai Nosso? Qual a importância do que é dito no Pai Nosso para a vida cristã? Do Pai Nosso o Catecismo tratará em sua quarta parte.

Contudo, como cada parte trata de temas amplos e complexos, um estudo ininterrupto pode tornar confusa a compreensão daquilo que está sendo explicado. Para sanar este problema, cada parte do Catecismo foi subdividida em "seções", desta maneira o estudo torna-se mais fácil de ser assimilado.

Nos parágrafos seguintes, o próprio Catecismo faz um breve apanhado acerca de cada uma de suas partes.

Vejamos:
PRIMEIRA PARTE: A PROFISSÃO DA FÉ
Aqueles que, pela fé e pelo Batismo, pertencem a Cristo, devem confessar a sua fé batismal diante dos homens (Mt 10, 23; Rm 10, 9). Por isso, o Catecismo começa por expor em que consiste a Revelação, pela qual Deus Se dirige e Se dá ao homem, e a fé pela qual o homem responde a Deus (Primeira Seção). O Símbolo da fé resume os dons que Deus faz ao homem, como Autor de todo o bem, Redentor e Santificador, e articula-os em volta dos "três capítulos" do nosso Batismo – a fé num só Deus: o Pai Todo-poderoso, Criador; e o seu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador: e o Espírito Santo, na Santa Igreja (Segunda Seção).
SEGUNDA PARTE: OS SACRAMENTOS DA FÉ
A segunda parte do Catecismo expõe como a salvação de Deus, realizada uma vez por todas por Jesus Cristo e pelo Espírito Santo, se toma presente nas acções sagradas da liturgia da Igreja(Primeira Seção), e em especial nos sete sacramentos (Segunda Seção).

TERCEIRA PARTE: A VIDA DA FÉ
A terceira parte do Catecismo apresenta o fim último do homem, criado à imagem de Deus – a bem-aventurança e os caminhos para a ela chegar: um comportamento reto e livre, com a ajuda da lei de Deus e da sua graça (Primeira Seção); um comportamento que realize o duplo mandamento da caridade, explicitado nos dez Mandamentos de Deus (Segunda Seção).

QUARTA PARTE: A ORAÇÃO NA VIDA DA FÉ
A última parte do Catecismo trata do sentido e da importância da oração na vida dos crentes(Primeira Seção), terminando com um breve comentário aos sete pedidos da Oração do Senhor(Segunda Seção). De fato, nesses sete pedidos encontramos a suma dos bens que devemos esperar e que o nosso Pai dos Céus nos quer dar.
Por hoje ficamos por aqui.

Pax Domini Sit Semper Vobiscum

William Bottazzini

Nenhum comentário:

Postar um comentário