EXTRA ECCLESIAM NULLA SALUS

sábado, 20 de novembro de 2010

São João Crisóstomo: A Cruz é o Símbolo do Reino


Deixo, para meditação, um texto de São João Crisóstomo a respeito da Cruz e do Reino.

Não há muito o que comentar, este belíssimo texto do século V fala por si mesmo.

Pax Domini Sit Semper Vobiscum

William
_________
Das Homilias de São João Crisóstomo, bispo
(Hom. 1 de cruce et latrone, 3-4: PG 49, 403-404)
A cruz é o símbolo do reino.
         Jesus, lembra-te de mim quando entrares no teu reino (Lc 23,  42). O ladrão não teve coragem de dizê-lo antes de ter deposto, pela confissão, a carga dos pecados. Vês como é poderosa a confissão? Confessou e o paraíso se abriu para ele. Confessou e recebeu tal confiança que, embora sendo um ladrão, ousou pedir o reino.
Vês quantos benefícios nos proporcionou a cruz? Pedes o reino, e o que vês? Tens diante de ti os cravos e a cruz. Mas a cruz é precisamente o símbolo do reino. Por isso, invoco o próprio Rei; porque o vejo crucificado. Pois o Rei deve morrer pelos seus súditos. Ele mesmo disse: O bom Pastor dá a vida por suas ovelhas (Jo 10, 11). Portanto, o bom Rei também dá a vida pelos seus súditos. E justamente porque ele dá a sua vida, eu o invoco: Lembra-te de mim no teu reino.
         Vês, pois, que a cruz é o símbolo do reino? Queres aprender isto de outra maneira? O Senhor não a deixou na terra, mas ergueu-a e levou-a consigo para o céu. Onde está revelado isto? É porque ele deverá vir com este sinal na sua segunda e gloriosa vinda, a fim de compreenderes como a cruz é digna de honra; por este motivo chamou-a também sua glória. 
Mas, vejamos de que modo ele vem com a cruz. Convém explicá-lo com clareza. Se vos disserem: ‘Cristo está nos esconderijos’; ele está no deserto’, não andeis até lá (cf. Mt 24, 26). Jesus falava assim da sua segunda vinda, na glória, para que ninguém fosse seduzido por falsos cristos, por falsos profetas ou pelo Anticristo.
         Na verdade, antes do Cristo virá o Anticristo; por isso, dou-te o sinal da vinda do Pastor, a fim de que ninguém caia nas garras do lobo, ao procurar o Pastor.
         Ele te deixou um sinal, para que não penses que a sua vinda será às escondidas, como foi a primeira. A primeira vinda foi oculta, porque ele viera procurar o que estava perdido. Na segunda, não será assim. Como será? Como de repente o relâmpago sai do Oriente e reluz até o Poente, assim será a vinda do Filho do Homem (Mt 24, 27). Todos o veremos e ninguém terá que procurar se ele está aqui ou ali. Assim quando brilha o relâmpago ninguém precisa perguntar se já apareceu, igualmente acontecerá com a vinda de Cristo; não teremos necessidade de perguntar se ele já veio.
         Mas como havíamos prometido, respondamos à pergunta se virá com a cruz. Escuta o que disse: Então. Mas quando exatamente? Quando vier o Filho do homem, o sol ficará escuro, a lua perderá sua claridade (Mt 24, 29). Será bem grande a intensidade daquela luz, a ponto de obscurecer os astros mais luminosos. Então as estrelas cairão, então aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem (Mt 24, 29.30). Vês, pois, o poder do sinal da cruz? Assim como à entrada de um rei na cidade, os soldados o precedem carregando as suas insígnias para anunciar sua chegada, quando o Senhor descer dos céus, os exércitos dos anjos e dos arcanjos o precederão trazendo aquele glorioso estandarte e, desse modo, nos anunciarão seu ingresso real.

Nenhum comentário:

Postar um comentário